Elvino Bohn Gass tem a vida marcada pelo trabalho.
Primeiro, na lavoura, com os pais agricultores familiares. Depois, no sindicato dos trabalhadores rurais, nas pastorais e comunidades eclesiais de base e na atividade de professor.
Foi essa enorme capacidade de trabalho que, aliada à formação humanista e à disposição permanente ao diálogo, que o projetaram à política. Em 1998, elegeu-se vereador em Santo Cristo/RS e, no mesmo ano, assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha. Desde então, consecutivamente, foi eleito três vezes deputado estadual e está no terceiro mandato de deputado federal.
É formado em Estudos Sociais e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Sou um agricultor familiar que teve a chance de estudar. Fui sindicalista, professor e estou deputado”.
O PT, seu único partido, acaba de confiar a Bohn Gass a tarefa mais desafiadora em seus 33 anos de vida pública: liderar a bancada federal do partido, a segunda maior do Congresso Nacional, com 52 deputados.
“Sim, é uma honra ter sido eleito pelas deputadas e deputados do meu partido. Encaro como uma missão que, de imediato, impõe ao menos quatro grandes desafios: 1) buscar fortemente a unidade de toda a oposição para enfrentar o fascismo instalado no Brasil cujo maior representante é o próprio presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; 2) garantir a plenitude dos direitos de Luiz Inácio Lula da Silva para a corrigir a injustiça histórica contra o maior líder popular do país; 3) viabilizar um Plano Nacional de Reconstrução do Brasil (“Nossas riquezas, matas, águas, minérios, nossas empresa públicas, nossa chance de autossuficiência energética, nosso patrimônio ambiental, cultural e social, tudo está sendo dizimado. Então, além de dar um basta nesta destruição, é preciso criar as condições de refazer tudo isso.”); 4) Priorizar a luta pela vacina para todos e todas e assegurar que todo o povo brasileiro tenha o direito à comida e a um mínimo de dignidade. “Vacina, sim! Imunização, já! Renda mínima, sim! Auxílio emergencial, já!
Afinal, o PT nasceu e só continua existindo com tanta força porque sempre priorizou a vida.”
Bohn Gass obteve 102.964 votos totalizados (1,76% dos votos válidos) e foi reeleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul nas Eleições 2018. Em 2022 alcançou 131.881 votos, se reelegendo novamente.
Elvino José Bohn Gass
Nascimento: 05/02/1962
Naturalidade: Santo Cristo (RS)
Profissões: Agricultor Familiar e Professor de História
Gabinete: Gabinete 873 – Anexo III
(61) 3215-5873
http://twitter.com/BohnGass
www.facebook.com/bohngass13
www.bohngass.com.br