A Saída é renovar vínculos com a base social – Maria do Rosário

bandeiragrega
 
A estabilidade necessária ao país só pode ser reconquistada com medidas que articulem a ampliação de apoio daqueles que elegeram o governo com iniciativas institucionais
 
O povo grego disse não ao modelo de ajuste proposto pelo mercado e preferiu desafiar a crise, impondo limites para o impacto dos cortes financeiros das políticas de Estado na vida das pessoas. Com certeza o governo vai enfrentar uma parada dura de pressão da Sra Merkel, do FMI e dos conservadores internos, mesmo que derrotados no plebiscito. Mas Tsipras conta com algo que coloca limites nas pretensões de todos estes: apoio popular para seguir seu rumo.
 
A situação lembra uma frase simples e direta do Presidente Lula, que ouvi em diferentes situações, uma recomendação de como agir diante das questões mais difíceis e nos momentos de dúvidas. “Siga com o povo”.
 
Nunca me pareceu que, nessa afirmação de Lula, povo fosse igual à maioria ou minoria. Ao contrário, a ideia representa muito mais um:
 
“Siga com sua gente, observe os motivos que o conduziram até aqui, e não esmoreça. Temos um projeto para este País e ele desagrada, obviamente, setores poderosos”.
 
A consulta grega renova este sentido, pois seria fácil para boa parte da Europa agir contra o governo da Grécia, mas não é tão fácil enfrentar o seu povo e um resultado democrático, considerando que ainda terão que responder às pressões dos próprios trabalhadores em cada país, também críticos aos ajustes.
 
No mesmo dia em que o povo grego apoiou seu governo e enfrentou a banca, Aécio Neves assumiu por mais um período a liderança tucana, sustentando o fim do governo Dilma. A afirmação seria parte oca de mais um discurso vazio do ex-candidato, que nunca apresentou seu programa e continua carecendo de um projeto para o país, se não fosse parte de um cerco articulado contra o governo.
 
No Brasil, se a crise em curso possui múltiplas dimensões, o denominador comum para que o governo e os setores populares possam vencê-la está na recomendação de Lula e na atitude de Tsipras.
 
Em períodos difíceis, é recomendável seguir o rumo e manter base social. A estabilidade necessária ao país só pode ser reconquistada com medidas que articulem a ampliação de apoio daqueles que elegeram o governo com iniciativas institucionais. É um erro pensar que dentro das instituições não conte a força popular do governo. É só o que conta.
 
*Maria do Rosário é deputada federal pelo PT do Rio Grande do Sul
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100