A Comissão de Educação está realizando, em vários Estados do Brasil, o chamado Observatório da Educação. A ideia é conhecer as melhores experiências no ensino básico público e realizar, no final do ano, em dezembro, um seminário nacional com as melhores experiências municipais e estaduais de ensino básico do nosso País. O anúncio foi feito em plenário pelo deputado Arthur Bruno (PT-CE), que integra o colegiado.
O deputado informou que será realizado esse Observatório da Educação na Assembleia Legislativa do Ceará, na próxima segunda-feira (30). “Lá, vamos conhecer cinco experiências exitosas, que merecem ser referência para todo o País, para que municípios e Estados, conhecendo essas boas experiências, possam adotar semelhantes atos, ações nos seus Estados e nos seus Municípios”, disse convidando os interessados.
Dentre as cinco experiências que serão reveladas e debatidas no dia 30, na Assembleia, o deputado destacou duas que considera fundamentais e servem de referência para o País. A primeira é o sucesso do PAIC Programa de Alfabetização na Idade Certa. “No Estado do Ceará, há 5 anos, 60% das crianças com 8 anos de idade, não sabiam ler absolutamente nada. Hoje, com 5 anos de programa, que inclusive foi adotado pela Presidente Dilma, em âmbito nacional, já temos quase 90% das crianças nesta idade sabendo ler aos 7 anos de idade. Em âmbito nacional, o programa vai ser adotado para crianças até 8 anos de idade”, informou.
E o segundo programa, relatou Arthur Bruno, é o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. “No Estado do Ceará, antes deste Governo, até o ano de 2006, não havia nenhuma escola de ensino médio. Em 6 anos e meio, o Governador Cid Gomes, chegou a instalar 96 escolas de ensino médio integrado à educação profissional”, elogiou.
Equipe PT na Câmara