Arrecadação recorde é resultado do crescimento econômico, diz petista

peugenio_dest2A arrecadação recorde de impostos e contribuições federais apresentadas pela Receita Federal, para o mês de abril, é resultado do crescimento da economia do país.

Essa é a opinião do deputado Pedro Eugênio (PT-PE). “Os dados apresentados pela receita mostram que o governo está arrecadando mais porque o país tem apresentado um consistente crescimento da economia.

Isso permite um aumento da massa salarial que, por sua vez, produz maiores investimentos na produção industrial, e venda de bens que influenciam diretamente nos tributos arrecadados pelo governo federal”, afirmou. Segundo ele, no passado, este crescimento estava atrelado principalmente a criação de novos tributos.

De acordo com a Receita Federal, a arrecadação total de impostos e contribuições federais ficou em R$ 85,155 bilhões em abril e bateu mais um recorde para o mês. Descontada a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o resultado representa um crescimento de 19,05% em comparação a março e de 10,34% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, o resultado nominal ficou em R$ 311,3 bilhões. Corrigido pelo IPCA, houve um aumento de 11,51% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Receita, tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS/Cofins, a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda, foram os responsáveis pelo crescimento recorde da arrecadação no último mês.

Pedro Eugênio destaca que a única preocupação com os altos níveis de crescimento do país é a inflação, mas ele afirma que o governo federal está atento a essa possibilidade. “O governo tem demonstrado preocupação com o ritmo de crescimento da economia, e tem adotado medidas para dosar essa alta, para que não haja pressão inflacionária.”, destacou.

Segundo o parlamentar, a equipe econômica do governo e o Banco Central têm atuado no controle da taxas de juros, na taxação de recursos especulativos externos e nos incentivos para aumentar a competitividade da indústria brasileira, entre outras medidas, para evitar uma alta acima da meta de inflação estipulada para o ano.

Héber Carvalho, com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também