Arlindo Chinaglia propõe sessão solene na Câmara em homenagem ao embaixador Samuel Guimarães

Deputado Arlindo Chinaglia. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou nesta semana requerimento para que a Câmara dos Deputados promova sessão solene em homenagem ao embaixador, professor e intelectual Samuel Pinheiro Guimarães, morto no último dia 29. O deputado lembra que Guimarães foi um dos mais brilhantes diplomatas de sua geração, sempre se alinhou às posições em defesa da soberania nacional e soube interpretar como poucos os desafios brasileiros e mundiais na geopolítica e na economia internacional.

No requerimento, Chinaglia assinala que o diplomata chefiou o Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (Ipri) do Ministério das Relações Exteriores, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso (1995/2002). “Seu posicionamento independente, contudo, custou-lhe o cargo, em face das suas posições críticas em relação à Área de Livre Comércio das Américas – Alca”.

Ainda no documento, o deputado petista ressalta que Samuel Guimarães “foi autor de artigos e livros, tais como ‘Quinhentos Anos de Periferia’ e ‘Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes’, em que deixou registradas as suas posições sobre a geopolítica e o lugar do Brasil nas relações internacionais.”

Chinaglia sublinha no requerimento que o embaixador era “um pensador arguto, intérprete crítico e sagaz do  processo histórico, é reconhecido, com justiça, como “um fazedor de Brasil” e um dos mais importantes diplomatas. Tornou-se diplomata em 1963,” carreira na qual não apenas brilhou, como fez a diferença em todos os lugares por onde passou”.

O requerimento foi firmado também pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), e as deputadas Flávia Morais (PDT/GO) e Lídice da Mata (PSB/BA), e o deputado Marangoni (UNIÃO/SP).

Desafios do Brasil 

Samuel Pinheiro Guimarães Neto, nascido em 30 de outubro de 1939, no Rio de Janeiro, foi professor, diplomata e intelectual brasileiro. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1969, concluiu o mestrado em Economia na Universidade de Boston. Em 2009, recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. Foi vencedor do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano em 2006.

Entre 2003 e 2009, foi o mais longevo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores e, entre 2011 e 2012, foi o primeiro Alto Representante do Brasil no Mercosul. Atuou como Ministro-Chefe da Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República entre 2009 e 2010.

Em uma de suas últimas aparições públicas, lembrou Arlindo Chinaglia, foi um dos palestrantes em evento na Câmara dos Deputados, em 16 de agosto de 2022, no qual expôs conhecimento e inquietação elevados diante dos desafios brasileiros e mundiais na geopolítica e na economia internacional (https://www.youtube.com/watch?v=VggqiykYYOk&t=4s).

 

Leia a íntegra do requerimento:

 

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2386613&filename=Tramitacao-REQ%20223/2024

 

Redação PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100