Arlindo Chinaglia é o novo presidente do Parlamento do Mercosul

Arlindo

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi empossado nesta quinta-feira (1º)  presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul) .  Em reunião realizada na tarde de hoje, em Montevidéu, no Uruguai, Chinaglia foi referendado na XLIV sessão solene do Parlamento , última do ano de 2016.

O  Parlasul é o órgão democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e foi constituído em dezembro de 2006.  Localizado em Montevidéu, o órgão é integrado por 139 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional.

A função institucional do Parlamento do Mercosul é legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional. As decisões são aprovadas por maioria simples, com exceção dos relatórios sobre direitos humanos e da reforma do regimento, que são aprovados por maioria absoluta e maioria qualificada, respectivamente.

Na Câmara dos Deputados  –  Arlindo Chinaglia foi eleito para seu primeiro mandato de deputado federal em 1995. Durante seus mandatos consecutivos como deputado federal, destacou-se por sua liderança e capacidade de diálogo. Foi eleito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), por 15 vezes seguidas, um dos “Cabeças do Congresso”.

Em 2007 e 2008, foi eleito, entre os 513 deputados e 81 senadores, o parlamentar mais influente do Congresso Nacional. E, em 2013, o terceiro mais influente.

Por seu trabalho, Arlindo Chinaglia foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em 2007/2008 e colocou na pauta de votação importantes projetos de interesse da sociedade, como a aprovação de emendas do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e a licença maternidade de seis meses, além de tornar mais produtiva e eficiente as votações no Congresso.

O presidente Lula escolheu Arlindo Chinaglia para ser seu Líder de Governo na Câmara dos Deputados e exercer um papel decisivo na aprovação das principais conquistas do país, tais como: o Bolsa Família, o Prouni e a Política de Valorização do Salário Mínimo.

A presidenta Dilma Rousseff também escolheu Arlindo Chinaglia para ser seu Líder de Governo, cargo que exerceu até maio de 2014, quando foi eleito vice-presidente da Câmara e do Congresso Nacional.

Reeleito nas eleições de 2014, Chinaglia iniciou em 2015 o sexto mandato como deputado federal.

1mercosul

 

PT na Câmara
Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo