Argentina aprova imposto sobre grandes fortunas, proposta que Biden também defende nos EUA

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, nesta quarta-feira, 18 de novembro, a criação de um imposto emergencial sobre grandes fortunas para enfrentar os efeitos da crise social, agravadas pelos efeitos da política neoliberal do governo de Maurício Macri e a pandemia do novo coronavírus. O projeto segue agora para o Senado e deve ser analisado na próxima semana. Como no Brasil, a proposta do governo de Alberto Fernández enfrenta a oposição do mercado, dos grupos de mídia e da direita argentina, preocupados em preservar os setores abastados do país vizinho e manter os níveis de desigualdade. A oposição ao governo de Fernández diz que o imposto é inconstitucional e proclama que a medida afasta investidores do país. Uma mentira.

O economista Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo – órgão de formação do Partido dos Trabalhadores – elogiou a medida e diz que a Argentina dá exemplo ao colocar em debate a taxação de grandes fortunas para o enfrentamento da situação brasileira. “Já defendi que o único caminho para enfrentarmos a crise fiscal é taxar os ricos”, destacou Mercadante, lembrando que a mesma proposta foi apresentada pelo PT e pela oposição no projeto de reforma tributária, apresentada em 2018 ao Congresso Nacional. Para o PT, o projeto é fundamental para reduzir as desigualdades históricas no Brasil, cujo nível de concentração da riqueza aumentou desde o Golpe de Estado, que destituiu a presidenta Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, em 2016.

“A Argentina vive uma situação econômica delicada, o neoliberalismo de (Mauricio) Macri foi uma tragédia. O único setor que pode contribuir para o enfrentamento da crise é quem nunca contribuiu”, destacou o ex-ministro da Casa do governo Dilma. No Brasil, o governo de Jair Bolsonaro não apenas quer preservar as classes mais ricas, como tem feito questão de apresentar medidas legais e tributárias que agravam a crise e ampliam a desigualdade, atacando o bolso da classe média e dos trabalhadores. No país, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai na contramão do debate que vem sendo levado na Europa e mesmo nos Estados Unidos para a retomada da economia no pós- Covid-19. Como na Argentina, os partidos conservadores, como PSDB, o DEM e o Centrão, são contra a taxação dos ricos, assim como a mídia hegemônica. Todos sempre alinhados aos interesses do mercado e na preservação do status quo, tão ao gosto de Bolsonaro e Guedes.

Discussão geral na Europa e EUA

Em todo o mundo, economistas discutem a implementação de uma carga tributária mínima de 25% para todos os países, para acabar com os chamados paraísos fiscais, e taxar fortemente os ricos e super-ricos, que em várias nações representam apenas 0,1% da sociedade, mas concentra a maior parte da riqueza nacional. No Brasil, mais de 27% da renda está nas mãos de apenas 1% da população. Daí porque este é um dos pontos defendidos pelo economista francês Thomas Piketty, autor do best seller “Capitalismo e Ideologia”, para o enfrentamento do problema dos abismos sociais em todas as nações. Ele defende na obra a taxação de bilionários em até 90% de seu patrimônio.

Nos Estados Unidos, o presidente eleito Joe Biden anunciou na última segunda-feira a necessidade de a economia americana receber um estímulo para enfrentar os efeitos da crise sanitária e assegurou que os americanos ricos e as grandes corporações vão ter que “pagar sua cota justa” em impostos, apontando que vai taxar os mais ricos – uma bandeira da ala esquerda do Partido Democrata, que foi tema de debates na pré-campanha do senador Bernie Sanders. “É hora de recompensar o trabalho, não apenas a riqueza nos Estados Unidos”, disse Biden, em Wilmington, Delaware, seu reduto político. “Teremos uma estrutura tributária mais justa que garanta que os mais ricos entre nós e as corporações paguem sua parte justa”.

Plano de Reconstrução do Brasil

A proposta de taxação de grandes fortunas é um dos pontos chaves do Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, apresentado pelo PT em setembro, durante evento que contou com a participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além da presidenta nacional do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e do próprio Aloizio Mercadante. “O Brasil precisa parar de ter medo de fazer este debate”, disse o ex-ministro, ele lembrou que a Europa vem discutindo tal solução, adotada no século 20 em muitos países da região. “Como as economias se recuperaram no pós-guerra: tributando as famílias muito ricas”, reforçou o ex-ministro.

“A taxação das grandes fortunas é um importante passo que já existe nos países desenvolvidos, para que possamos ter um país mais justo e menos desigual”, insiste o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE). “O Brasil precisa com urgência debater este tema”, alerta o parlamentar. O deputado Enio Verri (PT-PR), líder da legenda na Câmara, também é favorável à medida legal aprovada na Argentina, porque diz que a reforma afeta quem mais tem condições financeiras. “O avanço civilizatório que os argentinos podem conquistar é o pavor da classe dominante brasileira”, ressalta.

Foto: Cleia Viana

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) concorda que a medida pode representar uma nova fase do enfrentamento da crise fiscal brasileira. “Aqui, já apresentamos quatro projetos de lei pra taxar os mais ricos”, ressalta. “É urgente modificarmos o sistema tributário que historicamente taxa mais quem tem menos”. O economista Paulo Nogueira Batista Júnior, que foi diretor do Fundo Monetário Internacional e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics, alerta que o Brasil é um paraíso para os super-ricos, porque os endinheirados no país não querem contribuir para o financiamento do Estado. “O sistema tributário é um verdadeiro monumento à inércia e ao conservadorismo brasileiros”, lamenta.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100