A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu em março deste ano e bateu seu recorde, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. O governo Lula foi avaliado de forma positiva por 75% dos brasileiros, contra 72% que manifestaram a mesma posição em novembro de 2009. Outros 19% avaliaram o governo Lula como regular, e 5% como ruim ou péssimo.
A aprovação pessoal do presidente Lula se manteve estável em 83%. Este mês, 13% disseram desaprovar o governo Lula, e 4% não sabem ou não quiserem responder.
Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), o crescimento da avaliação positiva do governo é uma sinalização de que o povo brasileiro se identifica claramente com as ações do governo Lula e com a melhora da sua qualidade de vida. “E mais que isso, revela que a população rejeita a campanha de baixo nível e de agressões que a oposição está promovendo. A oposição e setores da mídia estão sendo devidamente desconsideradas e desmoralizadas pela população brasileira”, afirmou.
Na comparação entre o primeiro e o segundo mandatos do presidente, 49% consideram que o segundo é melhor que o anterior.
Outros 40% consideram igual, e 9% dizem que o segundo é pior que o primeiro.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Equipe Informes