Aos olhos estrangeiros, Brasil tem economia estável e influência continental

drrosinha_novoAgentes internacionais têm uma imagem moderadamente otimista do Brasil. É o que revela o estudo Monitor da Percepção Internacional do Brasil, divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo o estudo, o indicador sobre política, governo e instituições foi o mais positivo, com +30 pontos, numa escala que varia entre -100 (muito pessimista) e +100 (muito otimista). Em seguida vem o indicador de economia, com +24 pontos, e o social, com +7 pontos.

O indicador investigou a opinião de 170 entidades internacionais, tais como representações de governos (embaixadas e consulados), câmaras de comércio, organizações multilaterais e empresas com controle estrangeiro, sobre os aspectos econômicos, sociais e político-institucionais do Brasil. Este é o primeiro resultado do indicador, que passará a ser divulgado a cada três meses pelo Ipea.

No quesito político-institucional, o que mais chamou a atenção dos agentes internacionais foi o aumento da influência do Brasil na América Latina e em organizações multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU). A economia também foi bem avaliada. Para 44% das entidades, a condução da política econômica foi ligeiramente favorável ao crescimento econômico com estabilidade, enquanto 38% apontaram ter sido muito favorável.

Nessa área, a avaliação mais favorável foi com relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A resposta mais comum dada pelos agentes internacionais (59% do total) sobre a expectativa da taxa de crescimento do produto variou entre 3,6% e 6%. Para 29%, a aposta é no crescimento superior a 6% este ano. No entanto, as entidades estrangeiras estão mais pessimistas com relação à inflação no país, às condições de crédito e ao acesso da população aos bens de consumo.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, disse que os brasileiros já sentem a mudança de percepção dos estrangeiros em relação ao País. “É só conversar com pessoas que vão ao exterior. O Brasil não é mais o país do futebol, do carnaval e da mulata. É o país da inserção mundial de maneira soberana, de representação que intervém na política internacional. É outro país graças à política externa desenvolvida pelo presidente Lula”, disse.

Para Dr. Rosinha, a mudança de percepção dos estrangeiros sobre o Brasil traz consequência positiva para os brasileiros. “A primeira consequência é de ordem psicológica: há uma melhora na autoestima do brasileiro. A segunda mudança é o respeito que o país conquista em suas negociações internacionais, sejam de caráter econômico ou político”, afirmou.

Já a percepção sobre a área social mostrou uma tendência de crença na redução moderada da pobreza e da desigualdade de renda. A violência foi apontada como o aspecto mais preocupante dessa área. Embora 47% das entidades não tenham visto variação no nível de violência, 41% apontaram que houve um aumento moderado, e 12% acreditam que a violência tenha aumentado muito no país nos últimos 12 meses.

Equipe Informes, com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100