O deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) apresentou na Câmara dos Deputados projeto de indicação que pede a criação de Plano Safra específico para a região amazônica. Na indicação, protocolada na última quinta-feira (5), o parlamentar diz que a extensão territorial, a diversidade e a complexidade dos ecossistemas da região impõem aos agricultores problemas diferenciados de outras áreas do país.
De acordo com o petista, o elevado preço dos insumos, dificuldade escoamento, falta de infraestrutura para armazenamento da produção, escassez do crédito rural e a falta de assistência técnica são fatores que dificultam a atualização tecnologia, impactando no desenvolvimento do setor. Ele afirma que esses problemas justificam uma atenção especial do governo brasileiro com o norte do Brasil.
Anselmo defende a criação do plano como forma de garantir maior capacidade de investimento e avanços tecnológicos nas pequenas propriedades. O deputado avalia, ainda, que o Plano Safra do Semiárido, lançado no mês de agosto pelo Governo Federal, é um reconhecimento da necessidade de se criar políticas públicas com olhar voltados às particularidades ambientais, geográficas e econômicas de cada região.
O parlamentar fala sobre a impossibilidade de tratar a produção agrícola sem cuidar da questão ambiental. “Nosso maior desafio é produzir levando em consideração a questão da sustentabilidade. Dentro desse contexto é estratégico ter um plano amazônico”, afirmou. Ele lembra ainda que o Plano Safra específico para a agricultura familiar elevou para 70% a produção de alimentos consumidos na mesa dos brasileiros.
O requerimento de indicação será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e para o Ministério de Agricultura.
Assessoria Parlamentar