O deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) pediu urgência na votação do projeto de lei (PL nº 7.495/2006) que trata do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Em discurso no plenário da Câmara, o parlamentar disse que o legislativo precisa garantir a carreira desses profissionais, responsáveis pela promoção da saúde preventiva no Brasil. De acordo com o deputado, os agentes precisam ser amparados pela legislação que protege o exercício de atividades em ambientes insalubres.
“Não podemos negar que a extraordinária capacidade de mobilização dos agentes de saúde de norte a sul do país tem sido fundamental não somente para aprofundar o debate acerca da regulamentação do piso nacional, mas também por fortalecer, no inconsciente coletivo, a necessidade de valorizarmos, ainda mais, esse numeroso e competente segmento profissional”, afirmou.
Segundo o petista, a aprovação do projeto simboliza mais do que um ato de justiça. “Representa, em última instância, o reconhecimento do elevado valor profissional de homens e mulheres que enfrentam múltiplos obstáculos para ajudar a construir o Brasil”, finalizou.
(AP)