A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou na última quarta-feira (18), requerimento do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO) que cria comissão de deputados para acompanhar in loco os efeitos causados pela construção da Usina Santo Antônio no assentamento Joana D’Arc, próximo a Porto Velho.
De acordo com Anselmo, está em andamento uma ação coordenada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria como outros órgãos federais, que visa alternativas para solucionar a situação precária dos assentados, mas devido a gravidade do caso é necessário também o acompanhamento por representantes do parlamento brasileiro.
“Nossa intenção é somar esforços para construirmos uma saída com garantias dos direitos das pessoas que estão do lado mais fraco nesse momento, os assentados”, justificou.
Segundo relatos dos moradores, com o represamento da água na construção da usina o solo ficou infértil, surgiram alagações que inviabilizaram a produção familiar. O aparecimento de animais peçonhentos e selvagens resultou no aumento de doenças como a malária. Esses problemas também impossibilitam a utilização da área para moradia.
Assessoria Parlamentar