Os parlamentares do PT, Ricardo Berzoini (SP), Benedita da Silva (RJ) e Assis Carvalho (PI) ocuparam a tribuna da Câmara nesta terça-feira (11) para homenagear os 34 anos do partido dos trabalhadores, celebrados ontem. Para Berzoini, ex-presidente do PT, a presença do partido no cenário político é “extraordinária” e, isso, segundo ele, fortalece a democracia e possibilita, por esse viés, promover mudanças profundas no País.
“O PT completou ontem 34 anos de existência, governando, presidindo a República pelo 12º ano consecutivo, realizando transformações importantes, como a redução da desigualdade, a melhoria na remuneração dos trabalhadores e, além disso, trouxe o desemprego no País para o menor nível histórico, de menos de 5%”, comemorou, Ricardo Berzoini.
A deputada Benedita da Silva fez questão de lembrar que o “DNA” do PT foi forjado nas lutas sociais e, segundo ela, foi daí que se deu “o sólido compromisso político e ideológico com os trabalhadores e as populações mais oprimidas do país. Um compromisso que se expressou politicamente em nosso Programa de Governo e, por fim, a partir de 2003, em políticas públicas dos governos Lula e Dilma”. Ainda, de acordo com a petista, o PT, nesses 34 anos de vida, tornou-se um “poderoso” instrumento de transformação social e econômica do país.
Em seu pronunciamento, o deputado Assis Carvalho saudou os idealizadores do Partido dos Trabalhadores, na figura do ex-presidente Lula que, em sua avaliação, se constitui na “maior liderança política desse País”. Ele lembrou também que no período de criação do PT, o Brasil vivia sob a égide do regime militar.
“Foi neste cenário que o PT nasceu como o grito de liberdade de sonhadores de um País melhor, liderados por tantos companheiros e companheiras. Nascemos com o objetivo de lutar por mais democracia, mais justiça social, mais liberdade e, principalmente, por menos desigualdade”, enfatizou Assis Carvalho.
De acordo com o deputado, a organização partidária instituída pelo PT, é um marco na vida política brasileira. “Ao longo desses 34 anos, o Partido dos Trabalhadores vem dando sua contribuição ao País como exemplo de organização partidária e de democracia interna. Nossos filiados escolhem, por voto direto, seus dirigentes desde o diretório municipal até o Presidente Nacional. Nossos diretórios são formados respeitando os vários seguimentos da sociedade como a juventude, as mulheres, os negros”, orgulhou-se Carvalho.
Benildes Rodrigues