Aniversário de Brasília é saudado por petistas na Câmara

niverbrasiliaA passagem dos 52 anos de Brasília foi saudada por parlamentares petistas na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (20), véspera do aniversário da cidade planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemayer e inaugurada a 21 de abril de 1960.

O deputado Policarpo (PT-DF), que nasceu no Rio Grande do Norte e hoje representa o Distrito Federal na Câmara, destacou em pronunciamento a “cidade pulsante, nascida de sonhos e da esperança de um povo trabalhador, heróico e participativo”, que é “uma obra em permanente construção”.

“Brasília de tantos sotaques, de tantos credos, de tantos sabores. De uma pluralidade de rostos e culturas que nos fazem sentir em casa. Brasília do chorinho, do rock e de tantos ritmos. Cidade democrática de um povo que se encontra em espaços políticos e de lazer”, disse Policarpo.

Policarpo também ressaltou o acolhimento que teve na capital e o seu papel como palco de grandes lutas políticas do País. “Brasília me acolheu de braços abertos quando cheguei em 1990. Foi aqui que meus filhos nasceram. Foi aqui que participei de várias lutas históricas com o movimento sindical e para o Brasil”, lembrou o deputado.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) recorreu ao arquiteto que idealizou Brasília para falar do seu sentimento em relação à cidade. “Lúcio Costa dizia que Brasília era uma borboleta e eu concordo muito com isso. Ela é fruto da transformação e possui a leveza e a beleza de uma borboleta. Assim como a borboleta, às vezes ela é machucada, mas é sempre muito querida e admirada”, descreveu Erika.

“Ao longo das últimas décadas, Brasília tem sido vítima da grilagem, da especulação, mas o seu povo resiste porque tem a força e a esperança que movem o povo brasileiro”, completou a parlamentar, que nasceu no Ceará e, antes de ser eleita deputada federal, foi deputada distrital por dois mandatos.

Comemorações – Como parte das festividades pelo aniversário da cidade, Brasília sedia a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontece de 14 a 23 de abril em espaço montado na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Museu da República.

A Bienal, organizada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, tem na programação palestras, seminários, lançamentos de livros, mostras de cinema e vídeo, apresentações culturais e outros tipos de atividades.

Um dos convidados do evento, o argentino Juan Gelman, tinha visitado a capital há onze anos e ficou surpreso com o crescimento da cidade. “Brasília não é mais um avião. É uma frota inteira”, brincou Gelman, considerado o principal poeta vivo da língua espanhola.

A programação completa dos eventos de comemoração do aniversário de Brasília está disponível no site da Secretaria de Cultura do DF: http://www.sc.df.gov.br/

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também