O deputado Angelim (PT-AC) anunciou em pronunciamento em plenário o lançamento nos próximos dias da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e da Economia Criativa. “O nosso objetivo é fortalecer esses dois setores, intensivos em geração de renda e de oportunidades de trabalho”, afirmou o petista.
Angelim citou dados do Sebrae nacional que ressaltam a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira. “No ano de 2015 os pequenos negócios acumulam saldo positivo de 116,5 mil empregos gerados, enquanto as médias e grandes empresas registram extinção líquida de 475,8 mil vagas. Isso corrobora a importância de se estimular e trabalhar para o fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o parlamentar.
Ainda de acordo com o deputado Angelim, tanto a economia solidária quanto a economia criativa representam uma nova dimensão nas relações econômicas promovendo a inovação, a sustentabilidade, a inclusão social e a diversidade cultural.
“A Economia Solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogeridas, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. E a Economia Criativa se ocupa dos ciclos de criação, produção, distribuição ou circulação, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto (bem ou serviço) cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social”, explicou.
Gizele Benitz
Foto: Agência Câmara