“Nós já temos um Ifet em Londrina, na antiga Associação Odontológica, e queremos mais um na cidade, ainda não podemos prometer, mas estamos trabalhando para isso, para que a região norte também possa ter um Instituto Federal”, comentou o deputado.
A comitiva também busca a implantação de institutos nas cidades da região metropolitana, como Arapongas e Apucarana. Segundo o deputado André Vargas, o ministro Fernando Haddad, se comprometeu com a demanda mas agora eles devem debater e colocar os critérios de ampliação dos institutos no Plano Nacional de Educação. O plano é praticamente uma nova legislação para educação e será relatado pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR).
Medicina – Sobre a criação de mais um curso de medicina em Londrina, segundo o deputado André Vargas, o ministro Fernando Haddad achou procedente. “Lógico que serão feitas auditorias para isso. Londrina comporta um novo curso de medicina, nós estamos observando a falta de médicos, seja na Prefeitura de Londrina e nas prefeituras em torno da cidade. Sabemos que a UEL pretende expandir o seu curso, mas ainda achamos que a cidade comporta a ampliação e que mais uma universidade possa oferecer o curso”.
O deputado também comentou sobre a possibilidade de transformar o Hospital Santa Casa em hospital escola, garantindo mais atendimento gratuito a população.
André Vargas ressaltou que em breve haverá novas normativas para os cursos de medicina no país. “O cursos de medicina estão muito focados nos grandes centros, mas o país todo necessita de mais profissionais dessa área. Por isso queremos expandir o curso para várias regiões do Brasil, para que de fato nós tenhamos o percentual necessário de médicos capacitados a atender toda população nacional”.
Assessoria Parlamentar com Equipe Informes