Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central agora esperam por um aperto monetário menor neste ano. A projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano caiu de 12% para 11,75% ao ano, segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo BC.
Essa redução na expectativa veio depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic, na última quarta-feira (21), abaixo do esperado pelos analistas. A expectativa, prevista no boletim Focus, era de uma elevação de 0,75 ponto percentual, mas a alta foi de 0,50 ponto percentual. A taxa básica está em 10,75% ao ano.
Os analistas esperam por mais duas elevações da Selic neste ano. Em setembro, a taxa deve subir para 11,50% ao ano e em outubro para 11,75%, permanecendo assim na última reunião do BC, em dezembro deste ano. O Copom reúne-se oito vezes no ano. Para o final de 2011, os analistas mantém há seis semanas a expectativa de 11,75% ao ano.
Inflação – Com relação à inflação, a projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial neste ano caiu pela terceira semana seguida. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,42% para 5,35%, segundo o boletim Focus. Para 2011, a projeção para o IPCA permanece em 4,80%, há 15 semanas.
Essas estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%. Essa meta tem ainda margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Equipe Informes