A deputada Ana Perugini (PT-SP), 2ª vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal e coordenadora-geral da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, participa, nesta segunda-feira (6), do programa “Expressão Nacional”, transmitido ao vivo pela TV Câmara, a partir das 21h. A atração, que aborda grandes temas brasileiros, vai debater a cultura do estupro, que voltou a ser discutida no país, após o estupro coletivo de uma menina de 16 anos, no Rio de Janeiro.
O programa apresentado pela jornalista Vânia Alves partirá da barbárie registrada na zona oeste do Rio e da média de quase 50 mil crimes de violência sexual denunciados no Brasil todos os anos para promover uma ampla discussão sobre tema. Como estamos educando nossas crianças e que respostas estamos dando a crimes graves como esses são os questionamentos que vão guiar o debate.
“Precisamos acabar com esse ambiente machista que alimenta a cultura do estupro no nosso país. E o caminho passa pela educação das nossas crianças e por uma legislação que permita a investigação sob a perspectiva de gênero”, afirmou Ana Perugini, que também coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, em São Paulo.
Além da parlamentar, participarão do debate o deputado Dr. João, membro da Comissão Externa sobre a Investigação do Estupro Coletivo contra Menor no Rio; a secretária de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Flávia Piovesan; a professora de antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Lia Zanotta Machado; e o presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares Nunes de Oliveira.
O programa tem uma hora de duração e é aberto a perguntas. Para participar, basta enviar questões pelo telefone 0800-619619, pelo e-mail [email protected] ou por meio dos perfis do programa no Twitter (@xnacional) e no Facebook – facebook.com/expressaonacional.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara