Ampliação da rede bancária na Amazônia proporcionará inclusão

dalva_2Durante audiência da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional sobre Ampliação e Inclusão de Agências Bancárias na Amazônia nesta terça-feira (23), a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) afirmou que o assunto é de “grande importância” e poderá proporcionar inclusão social nos municípios.

”No Amapá há um grande número de pescadores, pequenos comerciantes, produtores rurais e ainda funcionários públicos que necessitam desses serviços bancários, como as linhas de financiamento, por exemplo,”, afirmou Dalva.

A parlamentar solicitou às instituições presentes, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, que se empenhem na implantação de novos postos de atendimento no Estado do Amapá.

De acordo com Dalva, algumas regiões são mais deficitárias de atendimento, como o Oiapoque e o Bailique. Mas segundo informações apresentadas pelo Banco da Amazônia, o município do Oiapoque será o próximo a receber este ano um posto de atendimento, depois de Laranjal do Jarí. O Banco do Brasil anunciou também investimentos de R$ 11 milhões para expansão da rede bancária na região Norte em 2009 e a superintendente da Caixa Econômica, Milena Pinheiro, afirmou que o banco já autorizou a instalação de mais de 200 Postos de Atendimento Bancário (PABS) para este ano, a maior parte na Amazônia Legal.

A deputada Dalva destacou ainda a necessidade de ações conjuntas das instituições financeiras com as prefeituras e governos estaduais para uma ampliação eficaz da rede bancária na região Amazônica.

Atualmente Banco do Brasil e Caixa Econômica possuem o sistema de compartilhamento dos terminais de auto-atendimento e se comprometeram a analisar também uma parceria no compartilhamento dos custos de implantação dos PABS como forma de facilitar o atendimento aos municípios mais distantes.

Eglanen Nascimento

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também