América do Sul e Brics reafirmam importância da cooperação entre países em desenvolvimento

Brisc

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (16), que a aproximação da América do Sul com Rússia, Índia, China e África do Sul reafirma a importância da cooperação entre países em desenvolvimento. Aos participantes da VI Cúpula dos Brics se juntaram os chefes de Estado e de Governo da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguais e Venezuela, durante sessão de trabalho no Palácio do Itamaraty, para discutirem esta união, além do crescimento inclusivo e soluções sustentáveis.

“A integração sul-americana e as iniciativas comuns do Brics são parte de um mesmo processo que busca desenvolvimento justo e equilibrado, e uma projeção global autônoma e soberana. Somos governantes de países que têm como desafio fundamental o desenvolvimento econômico e a superação das desigualdades e da pobreza. Estamos profundamente comprometidos com a noção de desenvolvimento econômico e social ambientalmente sustentáveis”, afirmou.

Para Dilma, os resultados da VI Cúpula dos Brics, explicitados da declaração e no plano de ação de Fortaleza, reafirmam o apoio à integração sul-americana e reconhecem sua importância na promoção da paz, democracia, desenvolvimento sustentável e da superação da pobreza. A presidenta enfatizou que o diálogo entre os Brics e a América do Sul terá papel relevante no fortalecimento do multilateralismo e da cooperação internacional.

Sobre as reuniões da VI Cúpula, a presidenta falou em “decisões históricas”, como a assinatura dos acordos constitutivos do arranjo contingente de reservas e do novo banco de desenvolvimento dos Brics. Além dessa cooperação na área financeira, ela lembrou que nas discussões e deliberações desta quarta-feira (16), os chefes de Estado enfatizaram também as dimensões da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, tema principal do encontro em 2014.

“O objetivo maior foi ilustrar resultados de políticas sólidas aplicadas por nossos países. Característica mais marcante do crescimento recente é a notável redução da pobreza e desigualdade. É essa maior igualdade que tem garantido e gerado mercados mais dinâmicos, estabelecendo ciclo virtuoso de crescimento inclusivo”, analisou.

Segundo Dilma, um dos pontos centrais do encontro foi fortalecer a coordenação em prol de uma ordem internacional, que favoreça processos de desenvolvimento.

Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100