Em comentário registrado em vídeo pelo blog Botando Pilha, na madrugada da última quarta-feira (7), o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) fez duras críticas ao PSDB e ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que determinou à Polícia do Senado a prisão do blogueiro Rodrigo “Pilha” Grassi, ofendido pelo tucano durante entrevista sobre o escândalo do cartel de metrô e trens de São Paulo, o chamado “trensalão tucano”. Apesar de ouvir palavras de baixo calão e de ter precisado se esquivar do senador para não ser agredido fisicamente, o blogueiro foi detido pela Polícia do Senado e ficou detido durante mais de cinco horas, além de ter tido o seu celular aprendido.
Para Amauri, o episódio é “lamentável, mas mostra claramente que eles são falsos democratas”. Segundo o deputado, a prática dos tucanos não é coerente com o discurso. “Eles fazem um discurso muito bonitinho, muito envernizado, mas são cínicos porque têm praticado sucessivas arbitrariedades, têm demitido vários jornalistas em São Paulo para minimizar as críticas”, disse o parlamentar baiano.
“O vídeo mostra claramente que o senador Aloysio Nunes é que o agrediu verbalmente. Essa é a democracia tucana. A democracia dele é a versão da grande mídia, aquilo que a mídia estabelece como verdade. E é essa grande mídia que dá resguardo para as arbitrariedades dele”, acrescentou Amauri.
O deputado lembrou que jornalistas da grande mídia costumam fazer perguntas “mais agressivas” a políticos do PT, mas que não recebem tratamento desrespeitoso. Amauri considera que “esse comportamento, de mandar prender jornalistas, agride a liberdade de imprensa. Isso é uma tentativa de inibir a mídia alternativa”.
Assista ao vídeo na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=kXswvvFZ5GU
Rogério Tomaz Jr.