Foto: Salu Parente
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) presidente da Comissão de Seguridade Social, registrou em plenário a passagem do Dia Mundial de Combate ao AVC – Acidente Vascular Cerebral – 29 de outubro.
“O AVC é uma síndrome neurológica frequente em adultos, sendo uma das maiores causas de morbimortalidade em todo o mundo. No Brasil, apesar do declínio nas taxas de mortalidade, ainda é a principal causa de morte. A incidência de AVC dobra a cada década após os 55 anos de vida, ocupando posição de destaque entre a população idosa. Várias ações educativas e preventivas estão sendo realizadas durante todo o dia de hoje em vários municípios da Bahia”, explicou o petista.
Segundo os especialistas, os sinais de alerta para o diagnóstico da doença são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação , tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
O deputado Amauri Teixeira citou ainda que o AVC representa uma das principais causas de internação no Brasil. “Quando não é fatal, causa na grande maioria dos pacientes (70%), algum tipo de deficiência, seja parcial ou completa. Algumas são leves e passageiras. Outras, graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e diminuição acuidade visual, memória e fala”, disse o parlamentar do PT.
Gizele Benitz