O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) lamentou, na tribuna, a dificuldade do Congresso nacional legislar sobre determinados temas como a proibição da propaganda do álcool. “Nós já legislamos sobre o fumo, o uso do tabaco, e o Brasil avançou muito. Aliás, o mundo todo, quando inibiu a propaganda, a glamourização do fumo, diminuiu o consumo. No entanto, com o álcool, nós perdemos esse timing. Nós permitimos a glamourização do uso do álcool”, disse.
Segundo Amauri Teixeira , hoje a juventude usa o álcool de forma desmensurada, e isso tem consequência na saúde física e psíquica, na violência, nos índices de acidente de veículo e, inclusive, na mortalidade da juventude.
O deputado parabenizou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que restringiu a propaganda do álcool na Bahia. O órgão impediu que se faça propaganda do álcool antes de 21 horas. “Estou apresentando um projeto na esteira dessa decisão do Tribunal Regional da 4ªRegião, que proíbe a propaganda do álcool antes das 12 horas. Ou seja, após as 12 horas, nós só teremos praticamente adultos, uma população mais adulta e mais capaz de discernir assistindo à televisão”, disse.
PT na Câmara