Amauri esclarece declaração sobre médicos brasileiros

amauri plenario gustavo
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) se pronunciou nesta quinta-feira (4), em plenário, sobre matéria publicada no site do jornal “O Globo” – “Deputado do PT diz que médico no Brasil troca plantão por ‘festinhas’”. O parlamentar fez questão de esclarecer sua fala e disse que alguns parlamentares estão fazendo disso um jogo político.

“Quero fazer um esclarecimento, aproveitando a presença da deputada Jandira Feghali, militante séria da causa médica. Temos divergência em relação à importação de médicos do exterior, mas considero que essa divergência está em outro plano, Jandira tem suas convicções para ser contrária e eu respeito isso, como respeito e muito o trabalho dos médicos brasileiros”.

“Quero dizer que nós temos absoluta clareza de que o problema do Brasil não é dos médicos brasileiros, os médicos brasileiros são comprometidos, os médicos brasileiros são dedicados, os médicos brasileiros são competentes. Mas faltam médicos. Uma das estratégias é trazer médicos do exterior. Há outras estratégias que elogiamos aqui, por exemplo a meta da presidenta Dilma Rousseff de, até 2017, formar mais de 11 mil médicos brasileiros”, continuou o parlamentar.

Amauri citou exemplos de médicos que sempre elogia que são verdadeiros heróis nos hospitais baianos, nos quais ele atuou como subsecretário. “Esses médicos, eu sempre digo aqui, no HGE dedicam-se a salvar vidas, no Hospital Geral Roberto dos Santos, no Hospital Geral Ernesto Simões, no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, no Hospital de Irecê, em todos os hospitais da Bahia. Eu que acompanhei esse trabalho sei da dedicação e da importância desses profissionais, sei que têm compromissos e sei inclusive da sobrecarga desses profissionais pela falta de médicos”, esclareceu.

Amauri finalizou dizendo que fazia questão de pedir desculpas públicas aos médicos. “Declaro aqui o meu respeito, o meu apreço e minha admiração pelos médicos do Brasil. Quero pedir desculpas se, no calor da discussão, usei uma frase indevida ou se foi feito o uso indevido dessa frase. Quero pedir desculpas aos médicos brasileiros e dizer que tenho o maior apreço por essa categoria. E peço desculpas se, ontem, na Comissão de Seguridade Social, disse uma frase pois me veio à cabeça o episódio do Natal. Eu tenho aversão a generalizações. Toda generalização com categorias é injusta. Eu sou servidor público e eu condeno sempre que se fala em generalizações com qualquer categoria. Eu peço desculpas se, em algum momento, essa minha frase beirou uma generalização. Em qualquer categoria, nós temos absolutas maiorias, e a maioria dos médicos, 99,9% dos médicos brasileiros, como eu disse, são dedicados, são competentes e são comprometidos com a saúde do povo brasileiro”.

Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra / PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também