Foto: Luis Macedo/Agência Câmara
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) ocupou a Tribuna da Câmara nesta semana para defender a importância da Copa do Mundo e seus reflexos na economia do Brasil. Ele citou dados da Confederação Nacional do Comércio que estimou a criação de 47,9 mil empregos em função do mundial. “O que representa um acréscimo de 38,1% em relação a todos os empregos gerados no ano passado. Portanto, a Copa é um grande investimento para o Brasil, pois gera mais emprego e renda”, enfatizou Amauri .
Pelo estudo da confederação, ilustrou Amauri, o segmento de alimentação, especialmente bares e restaurantes, será um dos maiores beneficiados, com a criação de 16,1 mil vagas (33,5% do total).
O setor de transporte de passageiros vem em seguida, devendo abrir 14 mil postos de trabalho. Hotéis, pousadas e similares devem gerar 12,3 mil empregos. Juntos, responderão por 88,4% do total de vagas criadas. Os setores de serviços culturais e recreativos e de agências de viagens responderão pelo restante.
“Segundo previsões da Embratur, haverá um fluxo de 3,6 milhões de turistas durante a Copa do Mundo, significando metade do total de visitantes que circularão pelo País em 2014. Os números consideram o fluxo de passageiros nos principais aeroportos brasileiros, além de dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego”, demonstrou Amauri Teixeira .
PT na Câmara