Amauri elogia ação do Governo de combate à hepatite

amauriteixeiraO deputado Amauri Teixeira (PT-BA) elogiou a iniciativa do Ministério da Saúde definindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, a partir de agosto, testes rápidos para a detecção das hepatites B e C.

O órgão vai investir de R$ 10,6 milhões para a compra de 3,6 milhões de testes. “O diagnóstico precoce ajudará a evitar a transmissão da doença e ampliará a eficácia do tratamento, pois os resultados desses exames ficam prontos em 30 minutos”, constatou.

Os testes serão oferecidos inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país e, depois, serão estendidos às unidades básicas de saúde.

Os testes rápidos são exames de triagem. Ou seja, a pessoa que tiver o teste positivo para hepatite B ou C será encaminhada para a rede de saúde concluir seu diagnóstico. É necessária apenas uma gota de sangue para fazer o teste. Os que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem, da mesma forma no diagnóstico da infecção pelo HIV.

O Ministério da Saúde publicou portaria instituindo o novo protocolo de tratamento para a hepatite C. As novas regras preveem o uso de um medicamento mais confortável para o paciente que a apresentação convencional, a dispensa de biópsia prévia para início do tratamento em alguns casos e a simplificação do processo para autorizar a prorrogação do tratamento.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também