Amauri denuncia agressão à comunidade indígena

A reintegração de posse realizada pela Polícia Federal na última quarta (1º), expulsando indígenas que moravam no local, foi denunciada pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA). Os moradores pertencem à comunidade Tupinambá de Acuípe de Baixo, no município de Una (BA). O parlamentar pediu providências sobre o caso ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a recondução imediata dos índios despejados à área desocupada.

 

O parlamentar também solicitou a apuração do caso ao governador da Bahia, Jaques Wagner, às secretarias estaduais baianas de Justiça e de Segurança Pública, à Fundação Nacional do Índio (Funai) e para a própria Polícia Federal. Todas as residências da comunidade foram derrubadas, onde moravam aproximadamente 30 famílias.

 

Segundo o cacique Payaya, do Mupoiba (Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia), policiais armados teriam acordado os moradores locais alegando reintegração de posse. “O pior é que não houve aviso prévio, nem a Funai estava sabendo da desocupação. Os índios foram pegos de surpresa e enxotados da terra que lhes é de direito”, explicou. Ainda de acordo com o cacique, o local será utilizado por uma empresa para produção de coco.

 

Testemunhas que estavam na comunidade também relataram que um tupinambá foi humilhado pelos policiais. Um pajé da tribo, que teria cantado e tocado um chocalho durante a ação, foi colocado de joelhos e com as mãos na cabeça por supostamente atrapalhar o serviço da Polícia Federal. “Essa foi uma atitude preconceituosa contra um líder religioso local, que apenas praticava suas orações. Todas as manifestações religiosas devem ser respeitadas. Duvido que isso teria acontecido caso fosse com uma autoridade eclesiástica branca, como um padre ou um pastor”, afirmou Amauri Teixeira.

 

 

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também