Amauri apoia mobilização para doação de medula óssea

amauritrbuna

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) registrou em plenário a realização de 14 a 21 de dezembro da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.  “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as doenças tratadas com o transplante de medula e a necessidade de que doadores do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) permaneçam com seus cadastros ativos e atualizados”, afirmou Amauri. 

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos – popularmente conhecido como tutano do osso – responsável por produzir os componentes do sangue, ou seja, os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas. A Lei 11.930/09, sancionada pelo presidente Lula, institui a semana de mobilização.

A Lei Pietro, como é conhecida, é uma homenagem a Pietro Albuquerque,  filho do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que faleceu em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mielóide aguda. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação,  pois a compatibilidade sanguínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo a saúde. “A doação de medula é um procedimento simples e o doador retoma as atividades em poucos dias”, disse o deputado Amauri Teixeira.

Doação – Para ser candidato a doação de medula óssea é preciso ter  entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. O primeiro passo é ir a um Centro de Doadores  colher um exame de sangue (10 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).  Seus dados, juntamente com o resultado do exame de HLA serão armazenados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também