Aluguel sobe quase o dobro da inflação no Brasil

Site do PT

Aluguel subiu 9,49% desde janeiro. Motivo é a alta de juros e o desmonte de políticas habitacionais durante o governo de Bolsonaro;

má gestão econômica no governo Bolsonaro afeta intensamente a vida das famílias brasileiras. Além da carestia enfrentada no preço dos alimentos e dos combustíveis, o povo enfrenta o reajuste no preço dos aluguéis, com alta de quase o dobro da inflação.

Com o aumento sucessivo dos juros, que passou de 2% em 2021 para 13,25% em 2022, e o desmonte da política habitacional no país, o sonho da casa própria ficou mais distante e elevou o valor do aluguel de imóveis.

Conforme o índice FipeZap, que acompanha os preços dos aluguéis em 25 cidades brasileiras mensalmente, o aumento chegou a 9,49% desde janeiro, o que representa quase o dobro da inflação no mesmo período, que acumula alta de 5,49% este ano.

As cidades que mais foram afetadas pelo reajuste foram Goiânia (com alta de 19,55%), Florianópolis (18,6%) e Salvador (15,26%). No Rio de Janeiro, a locação subiu 10,8% desde janeiro.

LEIA MAIS: Guedes castiga as famílias: inadimplência alcança maior patamar desde 2020

Perdas na pandemia

Em entrevista ao Jornal da Globo, o coordenador do índice, Alison Oliveira, disse que a alta acentuada dos aluguéis é consequência da tentativa dos donos de imóveis de equilibrar as próprias contas.

A gente vê na economia uma alta de vários preços. O pessoal está gastando mais com alimentação, transporte e combustível, e acaba que os proprietários dos imóveis também estão acostumados a receber essa renda e consumir bens no mercado”, explicou.

Corte no orçamento de programas sociais

Desde o início da gestão de Bolsonaro, o país acumula drástica redução no orçamento do Casa Verde e Amarela (ação que substituiu o Minha Casa Minha Vida) e de outros programas sociais.

Nos governos do PT, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida tinha um orçamento de aproximadamente R$ 12 bilhões por ano. Com Bolsonaro, o déficit de moradias segue ladeira abaixo.

O programa Casa Verde e Amarela tem o menor orçamento da história do país, com R$ 1,2 bilhão neste ano. Enquanto Bolsonaro entrega 410 mil casas por ano, Lula e Dilma entregavam 544 mil, em média.

LEIA MAIS: Minha Casa Minha Vida: Bolsonaro destrói sonho da casa própria

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa para a campanha, na Casa 13 tem! Use e compartilhe

Da Redação da Agência PT, com informações do O Globo e Jornal da Globo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100