Foto: Gustavo Bezerra
Além da manutenção do quadro de pleno emprego no país, o deputado Newton Lima (PT-SP) destacou o crescimento de 2,3% da renda média dos trabalhadores, em outubro, na comparação com o mês de setembro e de 4% frente ao mês de outubro do ano passado. O rendimento médio real habitual do trabalhador ficou em R$ 2.122 em outubro.
“Se considerarmos que o mundo vive uma profunda crise econômica que eliminou milhões de empregos nos últimos anos, o trabalhador brasileiro vive uma conjuntura bastante favorável com baixo desemprego e crescimento da renda”, afirmou Lima. Segundo o IBGE, em relação ao ano passado a renda média dos trabalhadores cresceu nas seis regiões pesquisadas.
Na comparação anual, o rendimento médio, segundo o IBGE, aumentou em todas as seis regiões metropolitanas pesquisadas. Na comparação com setembro, o rendimento aumentou 9,7% em Salvador, em Belo Horizonte cresceu 4,6%, no Rio subiu 0,8%, e em São Paulo cresceu 2,8%. Em Porto Alegre, no entanto, houve queda de 1,8%. Em Recife ficou estável.
Emprego – Pelos dados do IBGE a taxa de desemprego caiu de 4,9% em setembro para 4,7% em outubro no conjunto das seis regiões metropolitanas apontadas pelo instituto. É a menor taxa para o mês de outubro desde o inicio da série histórica, em março de 2002, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada na quarta-feira (19).
Assessoria Parlamentar