O deputado Nilto Tatto (PT-SP) denunciou em plenário, nesta terça-feira (6), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que, segundo o parlamentar, está incentivando o consumo de água para favorecer a Sabesp – companhia responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 368 municípios do estado. “O governador tucano alcançou limites inéditos de irresponsabilidade. Parece não ter aprendido nada com a crise de gestão dos recursos hídricos que atingiu São Paulo em 2014”, criticou.
Nilto Tatto disse que Geraldo Alckmin, ao contrário da população que sofreu com a falta de água e aprendeu a economizar para não faltar, quer aumentar a tarifa da água quando o consumo cair. “Sim, por incrível que pareça, é disso que se trata. E o propósito desse estímulo ao consumo é simplesmente o de garantir que o lucro dos acionistas da Sabesp não caia”.
Na avaliação do deputado, se o governador tucano não entende que o gestor público é obrigado a priorizar o bem comum, “ele deveria buscar emprego no setor empresarial ou financeiro, onde o lucro é prioridade”.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara