Aírton defende agilidade de diploma em países de língua portuguesa

joseairtonO deputado José Airton (PT-CE) defendeu em plenário a aprovação do PL 7723/2010, de sua autoria, em tramitação na Casa, e que estabelece critérios para o reconhecimento automático pelo ministério da Educação de diploma de graduação, mestrado e doutorado obtido em universidades públicas de países signatários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

De acordo com o parlamentar petista, isso vai permitir aprimorar e valorizar o ensino superior brasileiro. “Essa é uma distorção grave que o Brasil mantém em relação à formação acadêmica, no exterior, de seus próprios cidadãos e de cidadãos estrangeiros. É preciso uma discussão acerca desse tema e uma mudança da norma brasileira, defasada diante do contexto mundial, pois os países mais importantes da comunidade luso-brasileira não discriminam nossos estudantes quando os recebem”, ressaltou José Airton.

O deputado petista disse ainda que a proposta tem apoio, inclusive, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, “que tem como fundador o prestigiado sociólogo Boaventura Sousa Santos”. “Defendemos essa proposta porque em toda a nossa trajetória política temos dedicado especial atenção à educação, em todos os níveis, inclusive ao nível superior”, finalizou José Airton.

Gizele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também