O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) coordenou nesta terça-feira (10) a primeira reunião de trabalho do grupo que apresentará propostas de ações ao governo federal para acelerar a implantação de sistema de abastecimento permanente de água em todas as escolas do semiárido brasileiro. Com representantes dos ministérios da Integração, do Desenvolvimento Social, da Educação e do Desenvolvimento Agrário e de entidades da sociedade civil, o grupo é o primeiro resultado do seminário “Toda Escola do Semiárido com Água, Cozinha e Banheiros” realizado na semana passada pela Bancada do Nordeste e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Na opinião de Zezéu o governo federal deve garantir a integração de ações, definir os custos e as fontes de financiamento e monitorar a alocação de recursos. “Temos que envolver prefeituras, estados e para isso precisamos que todos se conscientizem que água para todos e, nesse caso, para as escolas, é tão importante quanto outros programas, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, justamente pela grande repercussão que terá na vida de tantos brasileiros e não apenas no semiárido, mas também em áreas rurais do Norte e Centro Oeste”, afirmou ele.
O parlamentar acredita que é preciso garantir água de qualidade nas escolas e a formação de uma consciência para valorização desse recurso natural. Ele citou o georeferenciamento e a regularização fundiária das escolas da área rural como fundamentais para que essas escolas deixem de ser “ invisíveis” e lembrou de programas como o de Luz para Todos, como exemplo de atuação integrada.
Entre as entidades que se participam desse esforço estão a Articulação para o Semiárido (ASA), entidade que reúne mais de 700 ONGs, a Rede de Educação para o Semiárido Brasileiro (Resab), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Unicef, organismo para a Infância da ONU que coordena o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido. Entre as entidades, além dos ministérios citados acima, estão a Agência Nacional de Águas (ANA), a Codevasf, o Dnocs e a Funasa.
Assessoria Parlamentar