O senador José Agripino Maia (DEM-RN), conhecido pela marcação cerrada ao governo federal, baixou o tom das críticas e admitiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “teve muito mais acertos do que equívocos”. “Há coisas negativas, mas reconheço que o presidente Lula fez coisas importantes pelo Brasil”, declarou nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio de Natal (RN).
Agripino Maia pontuou o que considera os principais acertos do governo petista. Ele mencionou, por exemplo, o programa Bolsa Família – frequentemente tachado de “eleitoreiro” e chamado de “bolsa esmola” pela oposição – “deu poder de compra aos pobres”.
O senador citou ainda outros êxitos do governo federal, como a “política acertada de crédito”, o programa Minha Casa Minha Vida, o aumento do salário mínimo, o equilíbrio das contas públicas e a contenção da inflação. “O presidente fez dos pobres menos pobres. O aumento do salário mínimo, que ajudamos a aprovar no Congresso Nacional, promove distribuição de renda”, declarou.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ironizou pelo twitter as declarações de José Agripino Maia. “Quem diria!O que não faz o medo de perder uma eleição. O senador Agripino elogiando o governo federal. Por pouco, não declarou voto a Lula”, disse Fátima Bezerra. Para a deputada, o fato está impregnado de “oportunismo político-eleitoral”.
De acordo com a parlamentar, a notoriedade que o senador ganhou na mídia, nestes oito anos, foi em função exatamente da oposição raivosa que fez ao governo do presidente Lula, de forma até caluniosa e tudo. Para Fátima, o democrata evita manter os ataques ao governo federal para não se desgastar com o eleitorado potiguar, que registraria alta aprovação ao presidente da República. Para ela o fato é coisa rara. ” Eu não tenho lembrança de ter visto o senador na tribuna do Senado fazendo algum elogio ao governo Lula”, afirmou. “O que não faz o medo de perder uma eleição?”, ironizou.
Equipe Informes, com agências