África é prioridade nos programas de cooperação do Brasil, diz ministra

terezacampello
 
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, informou que a cooperação do governo brasileiro com os países africanos será intensificada, seguindo orientação da presidenta Dilma Rousseff.  “Agora nós mudamos a forma de trabalhar para melhorar a cooperação, porque é uma das determinações da presidenta Dilma, como era do presidente Lula, que a gente faça cooperação Sul-Sul e os países da África têm prioridade”, disse ela, em entrevista ao Instituto Lula.
 
Tereza Campello disse que os programas sociais brasileiros, como Bolsa Família e o Programa de Aquisição (PAA) de alimentos, têm despertado  interesse em diferentes países africanos. A experiência exitosa no Brasil, que além de reduzir a fome retirou da pobreza 40 milhões de pessoas,  é vista como um exemplo a ser seguido, segundo a ministra. Já existe até um programa piloto em andamento, chamado PAA África. 
 
A ministra manifestou otimismo com a possibilidade de a fome ser erradicada da África até 2025, “principalmente se os países africanos fizerem isso que eles tiraram nesse encontro em que nós estamos, que é priorizar a fome como política pública”.
 
 
Leia abaixo a transcrição completa da entrevista
 
Bom, nós temos uma experiência importante no Brasil, conseguimos nesses 10 anos reduzir não só a fome, a insegurança alimentar, como tirar milhões e milhões de pessoas da pobreza. E muitos problemas que nós tínhamos no Brasil são parecidos aos encontrados na África. Então o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos, o esforço que nós fizemos de formalizar o emprego e aumentar o salário mínimo. Todos são experiências que os países da África podem aproveitar e têm aproveitado.
 
A cada semana nós recebíamos duas delegações [de países que queriam conhecer os programas sociais do Brasil] e, em geral, uma delas era da África. Agora nós mudamos a forma de trabalhar para melhorar a cooperação, porque é uma das determinações da presidenta Dilma, como era do presidente Lula, que a gente faça cooperação Sul-Sul e os países da África têm prioridade.
 
Então nós agora temos feito um trabalho de cooperação, os países querem saber muito sobre o Bolsa Família, sobre o Cadastro Único, como a gente implementou o Bolsa Família, como organizar o programa, inclusive na área de legislação. E outro programa que é muito procurado é o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Nós temos inclusive uma experiência piloto aqui na África, que chama a gente chama de PAA África, junto com a FAO para que a gente tente traduzir a experiência brasileira para a África que têm diferentes realidades na Agricultura Familiar.
 
Você acredita em uma África sem fome até 2025?
 
Acho que é possível sim, principalmente se os países africanos fizerem isso que eles tiraram nesse encontro em que nós estamos, que é priorizar a fome como política pública, priorizar o orçamento direto de seus governos para garantir o combate à fome, tirar orçamento para aumentar a produção agrícola. Então ter prioridade e ter isso no centro da política.
 
Se isso for feito, certamente nós vamos conquistar o fim da fome na África e, praticamente, no mundo.
 
 O vídeo da entrevista pode ser visto aqui
 
Equipe PT na Câmara, com Instituto Lula 
Foto: Instituto Lula

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100