O deputado Afonso Florence (PT-BA) foi aclamado, nesta quarta-feira (3), líder da Bancada do PT para o ano de 2016. A reunião que empossou Florence no cargo contou com a presença do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.
Na sua primeira entrevista coletiva como novo líder da bancada petista, o deputado baiano listou os principais desafios para o ano. “Nós identificamos como tarefa primeira derrotar a tentativa de golpe. Também teremos que aprovar as medidas econômicas para reativar a economia e a retomada do emprego e da renda, com a manutenção dos direitos sociais”, afirmou Florence.
O parlamentar afirmou que o PT atuará para fortalecer a unidade na base aliada, respeitando a autonomia de cada partido e as divergências entre cada legenda. “O PT sempre vai trabalhar pela unidade da base, já que fazemos parte de um governo de coalização. A diversidade é inerente à coalização política e diante dessa realidade, no ambiente da democracia e da diferença, vamos trabalhar para a construção da unidade de sustentação da presidenta Dilma aqui na Câmara”, garantiu.
Não faltaram críticas à oposição conservadora na fala de Florence, mas ele assegurou que haverá diálogo e debate para que sejam aprovadas todas as matérias importantes para o País. “A oposição passou o ano todo de 2015 tentando obstruir tudo o que não fosse a ‘pauta bomba’. Tentava aprovar a ‘pauta bomba’ e obstruir o que era do interesse do Brasil. Assim foi com a tentativa da quebra dos direitos trabalhistas com a lei da terceirização e com o financiamento empresarial. Mas temos a convicção de que – com perseverança e negociação politica – vamos conseguir aprovar essas medidas provisórias que são do interesse do País”, observou o líder.
Biografia – Exercendo o segundo mandato na Câmara dos Deputados, Afonso Florence é filho de professores da rede pública estadual, servidor público e professor de História, tendo mestrado em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Militante histórico do PT, Florence tem sua trajetória pautada nas lutas dos movimentos sociais. Entre 2007 e 2010, exerceu o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia, durante a primeira gestão do governo Jaques Wagner (PT). Naquela função, desenvolveu a maior política pública de reforma urbana, habitação, água e saneamento da história da Bahia, além de coordenar programas para populações de baixa renda como o Casa da Gente e o Água Para Todos.
Em 2011, licenciou-se do mandato de deputado federal para assumir o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a convite da presidenta Dilma Rousseff. Fortaleceu a agricultura familiar e implantou a Política Nacional para povos e comunidades tradicionais. Retornou à Câmara em 2012 e desde então tem se destacado como um dos principais parlamentares do Congresso Nacional, seja como debatedor, formulador, articulador ou relator de matérias relevantes.
Rogério Tomaz Jr.
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara