O deputado Afonso Florence (PT-BA) ocupou a Tribuna nesta semana para elogiar as iniciativas implementadas a partir do primeiro governo do presidente Lula e que tem prosseguimento no governo da presidenta Dilma. “Ao ser eleito em 2002, iniciou-se no Brasil um processo de profundas mudanças na sociedade brasileira, em especial na economia. E o que o presidente Lula fez a presidenta Dilma aperfeiçoou”, ressaltou o petista.
Afonso Florence elencou várias medidas dos governos do PT e que são exitosas. Entre elas, o Programa Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. “O presidente Lula criou o Bolsa Família que está pagando atualmente 76 reais por membro da família. Uma família de dez pessoas recebe 760 reais, além de suplementação nutricional para as crianças, que vão para a escola. Foi com Lula, foi com Dilma, foi com o Minha Casa, Minha Vida, que o povo brasileiro que tinha esperança de ter moradia, já recebeu a sua casa ou está prestes a receber uma casa e podendo adquirir os eletrodomésticos com o crédito do Programa Minha Casa Melhor”, disse o parlamentar do PT.
“E o que mais o Presidente Lula e a Presidenta Dilma fizeram? A implantação do Programa Água para Todos, fazendo obras de coleta e de tratamento de esgoto, obras de estradas, de ferrovias, de aeroportos, da educação e da saúde, de postos de saúde da família, de hospitais. Além disso, o presidente Lula e a presidenta Dilma, através do BNDES, facilitou o acesso do empresariado brasileiro ao crédito subsidiado”, destacou Florence.
Portanto, acrescentou o deputado petista, “os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma garantiram o investimento público, alavancaram o investimento e a engenharia brasileira e garantiram o investimento privado. Além disso, aumentaram o salário mínimo e ofertaram universidade pública e escola pública”.
Ainda, de acordo com o deputado Afonso Florence, com os governos do PT a juventude brasileira teve acesso a cotas nas universidades públicas e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). “Antes dos governos Lula e Dilma, só estudava em universidade particular o filho do barão. Agora estuda na universidade, o filho do gari, o filho do pedreiro, o filho do agricultor, do assentado da reforma agrária, que estuda na política de cotas nas universidades federais, que estuda nos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tem oportunidade de emprego, tem bons salários, e os universitários têm acesso ao Brasil sem Fronteira”.
Afonso Florence afirmou também que os governos Lula e Dilma implantaram um novo modelo de desenvolvimento. “E com essa política bem sucedida houve aumento real do salário mínimo e mais de 40 milhões de pessoas saíram da faixa da extrema pobreza. Ou seja, houve melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Por isso, os governos Lula e Dilma representam o novo”, frisou o petista.
Gizele Benitz