O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e ex-governador de Minas Gerais, utilizou aviões oficiais do estado para fazer 124 viagens ao Rio de Janeiro. Os deslocamentos foram feitos durante 2003 e 2010, período em que esteve à frente do governo mineiro.
Os dados fazem parte de relatório produzido pelo governo atual de Minas Gerais, comandado por Fernando Pimentel (PT), e foram divulgados pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’ nesta quarta-feira (23). Os valores das viagens serão informados à Assembleia do estado até outubro.
Para o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), “a farra das viagens de Aécio Neves demonstra a visão patrimonialista que os tucanos têm da administração pública”. Segundo ele, essa notícia já era conhecida dos mineiros, que sabiam que Aécio governava Minas Gerais a partir do Rio de Janeiro. “Além do prejuízo administrativo, do ponto de vista ético e moral é um absurdo usar dinheiro público para viagens de lazer e diversão”, condenou.
Além da capital fluminense, Aécio realizou viagens para outras cidades do estado, como Búzios e Angra dos Reis. Os dados ainda apontam que, do total de deslocamentos, 69 aconteceram entre quinta e domingo.
O tucano também fez seis viagens para Florianópolis (SC), entre 2008 e 2009. Na época, a atual mulher de Aécio Neves, Letícia Weber, morava na cidade.
Durante o governo do tucano em Minas Gerais, o uso de aeronaves pelo governante foi regulado por um decreto assinado pelo próprio Aécio Neves. O texto permitia o uso de aviões oficiais “em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”.
PT na Câmara