O líder da bancada do PT, deputado Fernando Ferro (PE) afirmou que é uma homenagem justa e o reconhecimento da trajetória política de Adão Pretto “como militante, cidadão e parlamentar que teve atuação marcante e que deixou lacuna que temos dificuldade de suprir”.
“É o reconhecimento e o resgate de uma memoria de dignidade que foi referencia de luta política, combatividade na defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, e ética no exercício do mandato. Sem sombra de dúvida um dos parlamentares que honra as melhores tradições da democracia no Brasil”, destacou o líder do PT.
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Participação Legislativa ressaltou que a homenagem “recupera toda uma trajetória, uma liderança que sempre foi exemplo de coragem e determinação. Adão pretto trouxe para o Parlamento o tema da reforma agrária e da luta pelo campo. Continuaremos defendendo a aprovação até que o plenário aprecie o projeto de resolução”, frisou Pimenta. Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO) “essa é uma homenagem àquele que foi um dos deputados que mais lutaram pela terra no Rio Grande do Sul e no Brasil”.
O autor do PRC 152/09 é o deputado Eduardo Amorim (PSC-SE), em coautoria com os deputados petistas Domingos Dutra (MA); Dr. Rosinha (PR); Eudes Xavier (CE); Iran Barbosa (SE); Janete Rocha Pietá (SP); Luiz Alberto (BA); Marco Maia (RS); Maria do Rosário (RS) Nazareno Fonteles (PI); Nilson Mourão (AC); Pedro Wilson (GO). O ex-deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) também assina a proposta de homenagem.
Tramita apensado à proposta o PRC 150/09, do deputado Beto Faro (PT-PA), que dá o nome do deputado Adão Pretto à sala de reuniões da Mesa Diretora.