No próximo dia 23 de junho o Plenário da Comissão de Direitos Humanos passará a se chamar Plenário Adão Pretto. A homenagem é resultado do Projeto de Resolução (PRC 152/2009), de autoria do deputado Eduardo Amorim (PSC-CE). O deputado Marco Maia (PT-RS), vice-presidente da Câmara, é co-autor do projeto que teve amplo empenho do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). A solenidade acontecerá às 18h.
“É uma justa homenagem ao deputado gaúcho Adão Pretto que sempre trabalhou pela agricultura do nosso Estado. Ele merece esse reconhecimento pela luta e tempo de dedicação ao povo rio-grandense”, disse Marco Maia. Adão Pretto exercia o 5º mandato na Câmara dos Deputados e foi um dos grandes defensores do direito à terra. Faleceu em fevereiro de 2009.
Perfis – A pedido de Marco Maia e do 3º Secretário da Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG), a Casa editará a publicação da Série Perfis Parlamentares, que contará a história política e atuação legislativa do ex-deputado Adão Pretto. O objetivo é o registro histórico das cinco legislaturas exercidas em dezoito anos de mandatos com atuação exemplar na defesa do homem e da mulher do campo. Adão Pretto é lembrado pelas ações no âmbito da agricultura familiar, reforma agrária e previdência rural e pela defesa de um novo projeto de desenvolvimento rural no país.
Equipe Informes com Assessoria Parlamentar