Ações integradas podem garantir água nas escolas do semiárido

ZEZEU-reuniao-11-02-14

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

A semana que antecederá o Dia Mundial da Água, 22 de março, será marcada pelo debate sobre a necessidade urgente de se garantir o direito básico da água em todas as escolas rurais do semiárido brasileiro. A intenção do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) é sugerir a formação de uma Comissão Geral para discutir o assunto no plenário da Câmara. O parlamentar representa a Bancada do Nordeste em um grupo que reúne o Unicef, o governo federal e entidades da sociedade civil  e que estuda ações conjuntas para agilizar a implantação de fontes de abastecimento em todas essas escolas até 2015.

Em reunião de trabalho desse grupo no último dia 11, terça-feira, a representante do Unicef, Salete Silva, adiantou que o organismo da ONU para a infância irá levar o debate para a reunião de avaliação do “Pacto Nacional um mundo para a criança e o adolescente do semiárido” e realizará uma oficina de trabalho entre os parceiros para troca de experiências e relato de possíveis dificuldades nos municípios. O Pacto representa a união de forças entre governo federal, dos governos dos nove Estados do Nordeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo, de municípios, de organizações da sociedade civil, de organismos internacionais, de empresas e da população para promover melhores condições de vida das crianças e jovens da região. A oficina e a reunião devem ocorrer em março. 

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que coordena o Programa Água para Todos, está aguardando a divulgação do censo escolar de 2013 para concluir o mapeamento das unidades de ensino cujo abastecimento é precário, insuficiente ou inexistente. Preliminarmente, com base no censo escolar de 2012, cerca de 12 mil estariam nessa situação. A partir daí, o que hoje é feito de forma pontual, poderá se tornar mais efetivo no referido programa.

Conforme lembrou Luis Augusto Preto, representante da Agência Nacional de Águas, mesmo que emergencialmente seja fundamental implantar cisternas é preciso trabalhar com a perspectiva de garantir a segurança hídrica da unidade de ensino. “Isso pressupõe que muitas vezes será preciso duas fontes de abastecimento”, afirmou ele.

O deputado Zezéu Ribeiro acredita que é preciso garantir água de qualidade nas escolas e a formação de uma consciência para valorização desse recurso natural. O representante do MEC, Alexandre Santos, coordenador geral das políticas para Educação do Campo, afirmou que o ministério poderá auxiliar o grupo na tarefa pedagógica de discussão nas escolas sobre o uso racional e sustentável da água.

Entre as entidades que participam desse esforço estão a Articulação para o Semiárido (ASA), entidade que reúne mais de 700 ONGs, a Rede de Educação para o Semiárido Brasileiro (Resab),  o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Unicef, organismo para a Infância da ONU  que coordena o Pacto Nacional  Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido. Além de representantes dos Ministérios da Educação, da Integração, do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e  a Agência Nacional de Águas (ANA), a Codevasf, o Dnocs e a Funasa.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100