A Câmara realizou nesta terça-feira (23) sessão solene em comemoração aos 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que serão completados no próximo dia 26. A sessão, de iniciativa do deputado Dagoberto (PDT-MS), destacou a história e relembrou a trajetória do MTE desde 1930.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, empresários e organizações trabalhistas e sindicais estiveram presentes na cerimônia.
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, citou ações do ministério em prol do trabalhador brasileiro. “O trabalhador que ainda se submete ao trabalho escravo, e lá está o Ministério do Trabalho para libertá-lo, com as suas equipes móveis. O trabalhador que, às vezes, é submetido ao trabalho infantil, e lá está o Ministério do Trabalho, tentando dar-lhe escola, de preferência de tempo integral, para dar-lhe cidadania e dignidade”, ilustrou o ministro .
Lupi enfatizou o crescente aumento de empregos para os jovens. “O ministério está completando este ano 1 milhão de jovens qualificados. Um milhão de jovens a quem é dada a esperança de uma oportunidade”, disse Carlos Lupi.
José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), representando os trabalhadores do país, parabenizou a atuação do governo Lula em relação ao investimento em dois setores: trabalho e indústria. Calixto também referendou as palavras de Carlos Lupi sobre a atuação do MTE no combate ao trabalho escravo e infantil no território brasileiro.
Salis Chagas (estagiário de Jornalismo) com Agência Câmara