Acerto da política econômica do governo Dilma – Cláudio Puty*

claudioputyD2A política econômica do governo Dilma Rousseff é alvo, todos os dias, de ataques da imprensa conservadora e de “especialistas antenados com o mercado”. Argumentam que o governo federal não conseguirá cumprir as metas fiscais, o que assustará os investidores internacionais. Dia desses, um ex-ministro tucano chegou a dizer que 2014 poderia repetir 2002, quando uma revoada de recursos internacionais gerou sérias turbulências no país.

Esqueceu-se de dizer o senhor ex-ministro que boa parte da turbulência de 2002 deveu-se ao terrorismo semeado pela atual oposição, trombeteando que a posse de Lula na Presidência representaria o caos econômico.

É o que tentam esses mesmos setores fazer agora, de olho na próxima eleição presidencial. Mas serão derrotados como já foram em 2002, 2006 e 2010. E o serão enquanto não perceberem que o país mudou. Para muito melhor.

Vamos aos fatos: quem disse que as metas fiscais do governo não serão cumpridas? Não há nenhuma evidência disso. Pelo contrário, o histórico de resultados fiscais do governo, publicado pelo Banco Central, evidencia que nos últimos dez anos (2002-2012) os governos Lula e Dilma apresentaram performance positiva, com o governo central mostrando desempenho médio na faixa de 2,4% do PIB, nos resultados primários ao longo do período.

Veja-se também o caso das concessões. Os mesmos corneteiros do caos econômico asseguravam que o Brasil perdera a credibilidade diante dos investidores internacionais, o que conduziria ao fracasso nas licitações. Pois não é que a concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, geraram ágio recorde? Outros excelentes resultados vieram com a concessão da BR-163 e da exploração de gás de xisto em terra. Onde está a falta de credibilidade?

Mais um alvo da banda de música conservadora na imprensa tem sido a inflação. Ocorre que ela está dentro dos limites, ainda que sob a tensão característica dos momentos de consumo aquecido. O que vem levando o governo federal a adotar medidas de extrema prudência, como a elevação da taxa Selic, de maneira a conter o consumo. Mas onde está o descontrole de preços a não ser em manchetes apressadas ou mal-intencionadas?

A política econômica e fiscal da presidente Dilma tem sido límpida. De um lado, o governo federal não abre mão dos investimentos infraestruturais chaves.Com eles, estimula a iniciativa privada a investir. Isso é fundamental para elevar a taxa de investimento, dos atuais 19% para 25% do PIB, por exemplo. úmero que garantia um crescimento econômico confortavelmente sustentável.

É natural que o investidor privado esteja arisco, diante de uma situação internacional ainda incerta e quando os Estados Unidos retomam o seu crescimento. O que, dada à pujança da maior economia do mundo, funciona como um potente aspirador de investimentos estrangeiros.

Ainda assim, o investidor acredita no Brasil. Nossas concessões de aeroportos e de exploração de petróleo e gás estão atraindo pesos-pesados da Europa, Ásia e América do Sul. Assim como as maiores empresas brasileiras, que também estão firmes na disputa pelas concessões rodoviárias.

É assim, estimulando o crescimento, que a presidente Dilma pretende cumprir as metas fiscais e continuar atraindo investidores estrangeiros, além de controlar a inflação. Sem abrir mão das políticas sociais de inclusão, que tiraram milhões de brasileiros da miséria nos últimos anos.

Trata-se de preservar o caráter do Estado como indutor do crescimento econômico, escapando da ditadura do mercado e de suas consequências: “ajustes” como os praticados nos últimos anos em diversos países europeus. E que significam, na prática, o ajuste mais apertado dos cintos dos pobres.

Responsabilidade fiscal não precisa necessariamente rimar com irresponsabilidade social. O governo Dilma Rousseff vem provando isso. É o que mais irrita certos “analistas”, que não veem outra alternativa senão travestir-se de profetas do caos.

 * Cláudio Puty é deputado federal pelo PT/PA

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100