Os ataques ao Pré-sal e à Petrobras continuam, numa ação articulada entre oposição (PSDB e DEM), setores da mídia e grandes petroleiras estrangeiras. O PSDB e DEM agem como vassalos dos interesses externos.
Uma das ações principais contra o interesses do povo brasileiro está sendo implementada no Congresso Nacional, onde tramitam projetos de iniciativa do senador José Serra (SP) e do deputado Jutahy Junior (BA), ambos o PSDB, com o objetivo de acabar com o regime de partilha no pré-sal.
Para fazer frente à ameaça de retrocesso a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras montou uma série de atividades na Câmara dos Deputados com objetivo de impulsionar as articulações em defesa da Petrobras e lançar o Manifesto em defesa da empresa.
Os tucanos não escondem seu furor antinacional e privatista.
O projeto de Jutahy por exemplo revoga dispositivo que estabelece a participação mínima da Petrobras no consórcio montados para operar na área do pré-sal e também revoga a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora de todos os blocos contratados sob o regime de partilha.
Isso sim é jogar contra o patrimônio. Vale lembrar que além querer entregar a maior parte das riquezas do petróleo às empresas estrangeiras, o PSDB quase entregou a própria Petrobras.
No governo Fernando Henrique chegaram a torrar 50 milhões de dólares em campanha para mudar o nome da empresa de Petrobras para Petrobrax para facilitar o processo de desmonte e venda da empresa.