“Acabar com a universalidade do SUS será o maior golpe à democracia ”, critica deputado Solla

JorgeSolla Gushta

Em pronunciamento na Câmara, o deputado Jorge Solla (PT-BA), coordenador da bancada do PT na Comissão de Seguridade Social e Família, criticou a proposta do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de acabar universalidade do SUS, tornada pública em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (17)

“Desde que acompanho a história da saúde pública, é a primeira vez na história que alguém senta naquela cadeira e em vez de pedir mais recursos, fala em redução de oferta de serviços e custos. É uma estupidez um ministro de estado dizer que uma política pública tem que ser reduzida para caber no orçamento que a elite brasileira quer disponibilizar para a população”, disse.

“Só quem assumiu de forma indireta, sem o voto, teria a ousadia de tentar implementar uma agenda como essa. SUS é a política pública mais importante que garantimos na Constituição. Não vamos admitir perder a universalidade e a integralidade do SUS. Não é saída tirar contingente de usuários do SUS. Acabar com a universalidade do SUS seria o maior golpe de Temer em nossa democracia”, complementou.

“Dizer que tem fraudes, tem que comprovar. Dizer que tem fraudes no cartão do SUS é de um total desconhecimento de causa. O fato de ter cartões excedentes é simplesmente porque não tivemos recursos para criar um sistema unificado, e o cidadão que não encontra atendimento em seu município precisa fazer outro cartão para encontrar atendimento em outra cidade. Precisamos, sim, de mais recursos para, por exemplo, fazer a integração do sistema. Essa alegação de fraude é pretexto para realizar cortes”, lamentou o petista.

“Nos preocupa nesse momento de golpe a posição do Ministro da Saúde em relação ao SUS. A redução afetará os mais pobres. O SUS precisa ser ampliado, ter mais recursos, com eficiência e efetividade na gestão. Lutamos muito pela aprovação da PEC 01 em primeiro turno na Câmara que garante mais recursos para a Saúde, que é, segundo a Constituição brasileira, direito de todos. Diminuir o SUS é ofender nossa Constituição!”, criticou o deputado Adelmo Leão (PT- MG).

 

Assessoria Parlamentar  

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100