Abicalil e Silval pediram ao ministro Zimmerman uma solução para que a usina termoelétrica de Cuiabá volte a funcionar. Inoperante desde o ano de 2007, a usina depende de uma saída para que seja estabelecido o fornecimento de gás natural da Bolívia para abastecer a termoelétrica.
Representantes da Pantanal Energia informaram que seriam necessários 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia para que a usina retomasse o funcionamento. No mês de abril deste ano, após reuniões com técnicos, a Petrobras garantiu o fornecimento de gás, porém determinou que a Pantanal Energia resolvesse as pendências da usina junto ao Ministério de Minas e Energia, como a regulamentação do setor energético.
O ministro Zimmermam disse que o Brasil está em pleno crescimento econômico e energético e que o funcionamento da termoelétrica de Cuiabá é fundamental e de interesse do Governo Federal. No entanto, ele alertou quanto ao marco regulatório do setor energético e suas normas. Zimmermam garantiu que buscará uma solução para o problema até o próximo mês.
Assessoria Parlamentar