O vice-líder do Governo no Congresso, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), defendeu as causas indígenas de Mato Grosso ao participar de reunião com o
presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília.
O deputado Abicalil tratou sobre demandas pendentes de resolução, bem como discutiu a reestruturação da Funai, fruto de Decreto, diante das coordenadorias regionais,
técnicas locais e de proteção étnico ambiental.
Entre os pleitos, Abicalil lembrou o pedido feito pelos índios Tadarimana para a reforma do Baito (casa cerimonial) da aldeia central, orçado hoje em R$ 12 mil. O parlamentar também solicitou uma esforço conjunto entre a Funai, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério da Justiça para solucionar o processo de regularização fundiária das terras indígenas Portal do Encantado e Paukalirajausu.
Na ocasião, Abicalil também reforçou a plena disposição da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, o qual é membro, para fortalecer a promoção dos direitos indígenas. Ele também destacou o recurso de R$ 500 mil destinados à Funai mediante emenda individual de sua autoria no ano de 2008.
Ao final do encontro, Abicalil e o presidente Marcio Meira programaram audiência conjunta como o novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Além do parlamentar, também participaram da reunião representantes da Funai em Mato Grosso e do Conselho Indigenista Missionário Nacional (CIMI).
Assessoria Parlamentar