“A Vale quer é lucro e não a vida das pessoas”, critica Valmir sobre tragédia em Brumadinho

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) lamentou a nova tragédia socioambiental envolvendo outra barragem de rejeitos da Vale do Rio Doce. Dessa vez foi a barragem da Mina Feijão, no município de Brumadinho em Minas Gerais, que deixou ao menos 292 pessoas desaparecidas e dezenas de mortos e feridos. Dados apontam que os rejeitos de minério de ferro podem sedimentar o rio, matar animais e vegetação.

“É uma vergonha para o País. Desde a tragédia em Mariana nada foi feito pela empresa para melhorar a segurança das barragens. O que a Vale quer é o lucro e não a vida das pessoas e o meio ambiente. São dezenas de mortos, e quase 300 desaparecidos e um caos ambiental na região. Processos como o de Mariana levam anos na justiça, e isso não ajuda em nada. Para acabar de completar a tragédia, temos um presidente [Bolsonaro] que acha que o Ibama é apenas uma fábrica de multas, é uma vergonha sem tamanho”, dispara Valmir.

A lama da barragem em Minas Gerais atingiu o Rio Paraopeba que abastece a região de Brumadinho. Agora, as comunidades passarão a ser abastecidas pelas represas do Rio Manso, Serra Azul, Várzea das Flores e pela captação a fio d’água do Rio das Velhas, segundo informa a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A barragem que rompeu na sexta-feira (25) abrigava rejeitos de minério de ferro, mesmo material da lama de Mariana.

 

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex