A importância da retomada do Bolsa Atleta é destaque da Focus Brasil #153

Recriação do Ministério do Esporte impulsionou o programa e beneficiou atletas oriundos das camadas populares site do PT

Revista da Fundação Perseu Abramo traz reportagem de capa sobre o programa criado pelo presidente Lula em 2004 e que patrocina 247 (87,4%) dos 277 atletas que disputam as Olimpíadas de Paris 2024

A revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), traz como destaque de capa de sua edição #153 a manchete “Bolsa Atleta faz a diferença”. A reportagem trata da importância da retomada do programa criado pelo presidente Lula em 2004 e que patrocina, por meio do Ministério do Esporte, 247 (87,4%) dos 277 atletas que disputam os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O grupo de bolsistas inclui as campeãs olímpicas Rebeca Andrade, da ginástica, e Beatriz Silva, do judô.

A reportagem ressalta que o Bolsa Atleta, logo após ser lançado, contemplou 975 atletas das mais variadas modalidades. “Hoje, duas décadas depois, o programa abarca quase 10 mil atletas. Uma vitória”, diz o texto.

A revista destaca também que, desde o ano passado, o Bolsa Atleta foi aperfeiçoado e teve importantes avanços. A aprovação da Lei nº 14.614 no ano de 2023 e sancionada pelo presidente Lula, por exemplo, garantiu a manutenção do recebimento do benefício às mulheres durante o período de gestação e de um semestre após o parto. Outra inovação foi a inclusão, pela primeira vez, de atletas surdos e guias, bem como auxiliares do esporte paralímpico.

Leia maisBolsa Atleta, 20 anos: programa leva e eleva o Brasil mundo afora

Desgoverno anterior

Em outro ponto, a matéria fala do desmonte sofrido pelo Bolsa Atleta durante o desgoverno Bolsonaro. “Em 2020, com a aprovação da primeira Lei Orçamentária, a Secretaria do Esporte recebeu 49% a menos do que no ano anterior. Dois terços dos funcionários da pasta foram demitidos. O Edital do Bolsa Atleta foi cancelado e um novo edital só foi publicado em 2021. Um desmonte total e absoluto”, diz o texto, acrescentando que a recriação do Ministério do Esporte, em 2023, deu novo impulso ao programa e abriu a perspectivas para que muitos atletas oriundos das camadas populares aderissem.

“Cabe agora ao Ministério, juntamente com o Comitê Olímpico Brasileiro, COB, acompanhar e monitorar a atuação das federações e confederações esportivas para criar uma sinergia que faça o Brasil dar um salto de qualidade nas competições esportivas mundo afora”, enfatiza a Focus Brasil.

Ainda no contexto dos Jogos Olímpicos, a revista traz também um artigo do líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), intitulado “Esporte também é política”, igualmente tratando da importância do Bolsa Atleta como política pública.

“Trata-se do financiamento público do esporte do país, calcado em um tripé composto pelo Programa Bolsa Atleta, pela Lei de Incentivo ao Esporte e pela Lei das Loterias. Ao todo, foram aplicados R$ 24,69 bilhões no setor. Somados a convênios com estados, municípios e entidades, foram investidos R$ 28,5 bilhões nas últimas duas décadas”, destaca o senador.

Entre outros temas trazidos pela Focus Brasil estão a queda do desemprego para 6,9% trimestre encerrado em junho (menor índice para o período desde 2014), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo PT no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei do Rio Grande do Sul que criminaliza movimentos sociais que lutam por terra e moradia e também o impasse eleitoral na Venezuela.

Da Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100