A Câmara e a sociedade

Em artigo, o deputado Marco Maia (PT-RS), 1º Vice- Presidente da Câmara dos Deputados,trata da atividades da Câmara e da cobertura que a mídia dá ao trabalho parlamentar. Ele analisa que grande parte da mídia só procura veicular aspectos negativos e diz que a Câmara é um dos pilares do estado democrático de direito. Leia a íntegra:

 

A população brasileira desconhece, em sua maioria, as ações e funcionamento da Câmara dos Deputados. Isto comprova-se devido ao desgaste perante a opinião pública, onde as críticas recaem não apenas sobre os desvios de conduta, como também, sobre a própria necessidade desta instituição. Cabe a Câmara dos Deputados fiscalizar o Poder Executivo, isto é, aquele que arrecada e administra os recursos públicos. É função, também, produzir leis que versem sobre assuntos de interesse nacional, além de abrigar os representantes eleitos pelo povo.  

Através dos meios de comunicação como o rádio, jornais e principalmente da televisão, a sociedade recebe as informações sobre o que está ocorrendo no plenário, porém, quase que diariamente as notícias veiculadas são negativas, transparecendo que os deputados seriam um fardo a ser carregado pelos contribuintes.

Todavia, a Câmara dos Deputados é um dos pilares do estado democrático de direito e em momentos de intensa pressão popular sobre os parlamentares é que devemos estreitar nossos laços com a sociedade, não apenas proporcionando maior transparência nos gastos da Casa, mas, principalmente resgatando o papel fundamental da Câmara de representar o povo e consolidar a democracia.

Como 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, além da continuidade do trabalho regular no gabinete parlamentar, recai a relatoria de todos os requerimentos de informação solicitados pelos deputados à Mesa Diretora. Os requerimentos versam sobre diversos assuntos, desde as ações do governo para combater a crise, como a situação de estradas, investimentos em saúde, entre outros. O regimento interno da Casa impede os parlamentares que estejam ocupando cargo na Mesa de participar de comissões permanentes, de inquérito e especiais. São nas comissões onde ocorrem os debates sobre os principais temas de relevância nacional.

Sendo assim, e buscando auxiliar na recuperação de uma interlocução regular e segura com a sociedade, a Mesa Diretora da Câmara aprovou a proposta de promover reuniões entre os membros da Mesa e a sociedade civil. A cada quinze dias ocorrerão encontros com diversos setores da sociedade como comunicação, trabalhadores, cooperativismo, industrial, empresarial. A meta desta nova iniciativa é de contribuir para a melhor qualificação da agenda legislativa. A Câmara terá a oportunidade de apresentar suas atividades regulares, as novas iniciativas que vem apresentando às demandas que surgem e principalmente será um canal para ouvir e interagir com a sociedade que poderá apresentar suas preocupações, cobranças, aspirações e claro, solicitar explicações aos parlamentares.

Estes encontros serão oportunidades preciosas para recolher opiniões e sugestões visando construir um diagnóstico preciso da conjuntura atual. Prover maior transparência na gestão pública, aproximar o legislativo federal da população é uma função precípua de um parlamento republicano. Através de iniciativas como esta, esperamos fortalecer o laço com a população, auxiliando na recuperação da imagem do legislativo e produzindo uma agenda de convergências com a sociedade.

*Marco Maia é 1º Vice- Presidente da Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também